terça-feira, 28 de outubro de 2008

Amadeo - Dia 58

Enquadramento da Exposição Amadeo de Souza-Cardoso/Piet Mondrian que esteve patente entre 28 de Junho e 14 de Outubro de 2001 no Museu de Serralves.

AMADEO SOUZA-CARDOSO / PIET MONDRIAN
28 Jun - 14 Out 2001 - MUSEU DE SERRALVES

Amadeo de Sousa Cardoso e Piet Mondrian são dois artistas que, a certa altura da vida, abandonaram o seu país natal e rumaram para Paris, uma importante metrópole artística mundial, onde, no entanto, continuaram a pintar paisagens da terra onde viviam. Com esta exposição, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves propõe-se apresentar o paralelismo de dois artistas que nunca se conheceram e que, no entanto, têm um percurso comum, exemplificando os comportamentos das vanguardas de uma época e, ao mesmo tempo, utilizando as paisagens natais como ponto de partida para as suas reflexões sobre a condição do sujeito no confronto com a natureza. Através desta mostra em que se incluem 25 obras de cada um dos artistas, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves torna possível, de forma retrospectiva, o estabelecimento de um diálogo que eles nunca tiveram oportunidade de ter.
Esta exposição está integrada no ciclo “Sobre, Em volta, Dentro da Paisagem”, uma das áreas fundamentais da programação do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, que incidirá e explorará o tema da paisagem, apresentando várias das suas manifestações ao longo da História da Arte clássica e contemporânea. No entanto, mais do que a Paisagem entendida na sua exterioridade, as exposições e projectos programados pelo Museu de Serralves para este ciclo incidem sobre a paisagem enquanto construção interior da individualidade do artista e enquanto elemento primordial na sua relação com o mundo.
Comissário: Vicente Todolí
In site da Casa de Serralves

Sem comentários: