sábado, 31 de janeiro de 2009
Eléctricos de Lisboa - 1
Lavadeiras - 35
Lavadeiras - 34
Ponte de S. Gonçalo - Foto cerca de 1900
Mosteiro de S. Gonçalo - Foto cerca de 1900
A Grandiosidade da Serra do Marão
Lavadeiras - 33
Lavadeiras - 32
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Amarante - Centro Histórico Anos 30 (II)
Falei com várias pessoas até que o António Patrício se recordou de quando trabalhou na EDP e dos trabalhos de substituição de candeeiros na ponte. Sim. Trata-se do candeeiro da primeira coluna do lado esquerdo que tem uma forma parecida com um retábulo a que acresce o facto de faltar um vidro sendo a forma da lâmpada idêntica à de uma estatueta.
Deixo aqui as duas imagens para se compreender o episódio.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Anular eclipse: the ring of fire.
Arranque oficial do AIA no Porto
Um concerto da Orquestra Nacional do Porto e do Coral de Letras da Universidade do Porto intitulado "Uma viagem pelo sistema solar", e uma palestra da astrónoma Teresa Lago sobre o tema "O que queremos descobrir sobre o Universo?", marcam o arranque oficial do Ano Internacional da Astronomia (AIA 2009) no nosso país.
As iniciativas têm lugar na Casa da Música, no Porto, no dia 31 de Janeiro, resultam de uma parceria entre a instituição e a Sociedade Portuguesa de Astronomia, e encerram (se não chover) com uma sessão de observações astronómicas na Praça da Casa da Música.
Compreender como é constituído e como funciona o Universo é o objectivo da palestra de Teresa Lago. Quanto ao concerto, dirigido por Martin André, será acompanhado pela projecção de um filme preparado expressamente para o evento.
Segundo a organização nacional do AIA 2009, já estão agendadas 300 iniciativas em todo o país, que poderão chegar às mil até ao final do ano, envolvendo centros de Ciência, escolas e autarquias.
A "Noite da Astronomia", marcada para 15 de Julho, é o principal evento do ano, com actividades em todo o país, e propõe aos municípios que desliguem as luzes de iluminação pública no centro das cidades durante uma hora e convidem a população para as ruas de modo a experimentarem a ausência de poluição luminosa. A "Noite de Astronomia" integra-se no projecto mundial Dark Skies Awareness, da organização mundial do AIA 2009.
Quanto às iniciativas nacionais, as mais originais são, para já, um desfile de Carnaval no Funchal dedicado à Astronomia, o "Encontro de Astronomia com Gastronomia" (Exploratório de Coimbra) e o "Acampamento com as Estrelas" (Centro de Multimeios de Espinho).
quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
Amarante - Centro Histórico Anos 30
Assim, independentemente de uma análise mais cuidada, deixo alguns aspectos que me parecem importantes:
a) Num primeiro plano, as colunas da ponte de S. Gonçalo, ainda com as marcas dos combates nas invasões francesas, aliás Guerra Peninsular, cujo bicentenário se comemora este ano;
b) Seguindo pelo lado direito, a actual Alameda Teixeira de Pascoaes, ainda sem a primeira meia laranja comcluída, e com as características tendas do mercado semanal, a Escola Primária Superior que funcionava no convento, e, espantoso, por cima deste, o cenário dos campos da Cerca, o caminho entremuros e todos os muros em degrau;
c) Do lado esquerdo, o Largo de S. Gonçalo, o quiosque (que já não existe), e com o mercado de funcionar, o muro de protecção ao rio, mais tarde substituído por grades, o candeeiro de grandes dimensões no meio do Largo, o tanque enconstado no Caminho de S. Domingos, os carros de praça, os mecos de separação do mosteiro, os bancos encostados no mosteiro, e, finalmente, por detrás da Igreja de S. Domingos, o casario algum dele entretanto demolido.
Mas há mais. Descubra.
O postal é uma "Edição da casa das Lérias e outros doces d' Amarante de Alcino dos Reis", produzido por MGL, sem data, de meados dos anos 30. Exemplar não circulado.
Verdade verdadinha!
domingo, 25 de janeiro de 2009
1ª Travessia aérea do Atlântico Sul
Na travessia aérea do Atlântico Sul, Gago Coutinho e Sacadura Cabral levaram a bordo uma garrafa de Vinho do Porto da marca "Adriano", das Caves Adriano Ramos Pinto. Embrulhada numa camisa de Gago Coutinho, a garrafa salvou-se dos sucessivos acidentes e incidentes da viagem. Autografada pelos navegadores, foi oferecida à Casa Ramos Pinto.
Por ocasião da passagem dos 75 anos sobre esse acontecimento, foi lançada uma edição de 6.000 garrafas com a reprodução do rótulo autografado.
Por interessante, reproduzimos o teor do rótulo que mais parece de medicamento:
VINHO DO PORTO
ADRIANO
Crónica do olhar que anuncia a morte

(...)
sábado, 24 de janeiro de 2009
"O Terramoto de 1755" - LAF - 1
O terramoto de 1755
O BPI - Bilhete Postal Ilustrado foi sempre um objecto de arte e de culto dos coleccionadores. Em colaboração com a "Collectus" (http://colecionar-collectus.blogspot.com), loja de referência no coleccionismo, sediada na Travessa de Cedofeita, no Porto, apresentamos o primeiro de doze postais de Homenagem ao Marquês de Pombal e à sua obra, editados nos princípios do século XX pelo editor LAF.
Esta colecção tem a particularidade de cada um dos postais ser alusivo a um episódio da sua acção/governação e contribuir para um puzzle com um resultado estético final notável.
Lavadeiras - 31
Lavadeiras no Tâmega
António Teixeira Carneiro foi o primeiro grande fotógrafo de Amarante tendo sido o fundador do jornal "Flor do Tâmega", de uma tipografia, de uma livraria, de uma loja de fotografia, editor de bilhetes postais ilustrados, colaborador de jornais e revistas.
Com a amizade de Manuel Carneiro, apresentamos uma fotografia de António Teixeira Carneiro, datada de 10 de Outubro de 1898, retratando as lavadeiras do Rio Tâmega, um exemplar fantástico que publicamos em Homenagem a este visionário e empreendedor.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Salvador Dali morreu há 20 anos
Salvador Dalí nasceu em Figueres, Espanha, em 1904 e faleceu em 23 de Janeiro de 1989.
Estudou em Madrid, integrando-se no grupo de artistas e poetas da Geração de 27, estabelecendo, particularmente, laços de amizade com García Lorca e Luis Buñuel.
No final dos anos 20, instala-se em Paris onde se liga aos surrealistas.
Caminha por um realismo minucioso, quase fotográfico, orientando a sua obra para uma permanente recordação de paisagens da sua infância, no sentido do gosto pelos ambientes sobre-humanos, onde o épico, o místico e o erótico se confundem.
Amadeo - Dia 73
Foto de Amadeo?
Lucie Souza-Cardoso
Aliás, Lucie Meynardi Pecetto, nascida em 23 de Julho de 1890, em Villeurbanne-Rhône, França, filha de uma italiana Maria Meynardi. Lucie viveu no Brasil com sua mãe o que lhe permitiu tomar contacto com a língua portuguesa.
Em 1908, com 18 anos, Lucie frequentava a Escola Comercial. Sua mãe era dona da "Crèmerie Chaude", no 96, Boulevard de Montparnasse, local onde "paravam" os artistas portugueses que viviam nas redondezas, saudosos de ouvir falar a língua de Camões.
Quanto a Lucie, as opiniões eram unânimes: "era realmente bonita, tinha uma grande sensibilidade, finura e o português que falava, com sotaque abrasileirado, dava-lhe um encanto muito especial".
Segundo António Valdemar, "Entre os artistas portugueses estava Amadeo com a sua indumentária exótica - chapéu à Masantini, capa à espanhola, atirada sobre o ombro, deixando aparecer o veludo vermelho da gola; calça à boca de sino, polainas claras sobre um sapato castanho, luvas brancas..."
O resto... um dia falaremos sobre isso.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2009
BCE acertou. Finalmente!!!
"Bancos recorrem menos ao BCE após corte na taxa dos depósitos para 1%
Os bancos estão a colocar menos dinheiro no Banco Central Europeu (BCE). A forte quebra nos montantes depositados junto da autoridade monetária da Zona Euro é um reflexo da redução efectuada na taxa de remuneração.
Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt
quarta-feira, 21 de janeiro de 2009
Largada de Touros
Nota de 20$00 de Gago Coutinho
33 anos de Concorde
Dimensões
Comprimento: 61,65 m
Envergadura: 25,6 m
Altura: 12,2 m
Lugares: 110 poltronas
Peso Básico Operacional: 78.700 kg
Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg
Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg
Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg
Velocidade Máxima de Operação: Mach 2.04
Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2.00
Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés
Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)
Motor
Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora aprox 1.300 litros/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora, aprox 39.900 litros/hora.
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora aprox.59.750 litros/hora
Jaime Isidoro
Nascido no Porto em 1924, Jaime Isidoro manteve em paralelo com a sua carreira de pintor uma vasta acção de animador cultural, galerista e professor, estando ligado a momentos fundamentais da história das artes plásticas na cidade do Porto e no país.
Foi fundador em 1954 da Galeria Alvarez, promoveu os Encontros Internacionais da Arte, em 1970, editou na mesma época a Revista de Artes Plásticas e foi o principal responsável pela criação da Bienal de Arte de Vila Nova de Cerveira, no início da década de 80.
O Mundo precisa de si, Sr. Presidente
terça-feira, 20 de janeiro de 2009
Árvore Adentro

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Rapariga
domingo, 18 de janeiro de 2009
Viagem na Linha do Tâmega - 1988 (II)
Viagem na Linha do Tâmega - 1988 (I)
Linha do Corgo - Estação de Chaves
Excelente postal do comboio a vapor na Linha do Corgo, na Estação de Chaves. Trata-se de um postal editado pela BVA, de Lausanne, a partir de cliché de J.L. Rochaix tirado em 19 de Abril de 1973. Exemplar não circulado.
Amarante - Portugal . Ponte de S. Gonçalo (Sec. XVIII)
Árvore da Poesia
Já não me recordo onde tirei esta fotografia. Poderia ser em S. Martinho d'Anta, em Vilela, em Gatão, em Manhufe, em Tormes, em Penajóia, ou em qualquer aldeia da nossa infância.
Sente-se que tem história, relatos de muitas conversas em tardes de estio, histórias de franceses, do Zé do Telhado, do Camilo, da filoxera, dos tempos da fome, da emigração e da guerra de África. E poesia. Sim, é a árvore da poesia.
sábado, 17 de janeiro de 2009
sexta-feira, 16 de janeiro de 2009
Neve em Amarante... Anos 80.
Almada Negreiros
"Almada Negreiros seria muito mais unânime se tivesse morrido cedo, como Amadeo de Souza Cardoso ou Santa-Rita Pintor". - Raquel Henriques da Silva.
"Mas ele é uma das figuras mais extraordinárias de um dos momentos mais cosmopolitas da História de Portugal". - Raquel Henriques da Silva.
"Almada Negreiros não foi capaz de escolher nenhuma das artes - as artes é que o escolheram todas a ele". - António Ferro.
Cartaz Exposição de Sevilha 1929
Cartaz da Exposição de Sevilha de 1929
Almada Negreiros foi o autor deste cartaz, vencedor do concurso de cartazes para a Representação Portuguesa na Exposição de Sevilha de 1929.
De Portugal ressalta uma imagem popular e artística, assente na personagem da varina, mesclada com os símbolos mais correntes do Estado Novo, o escudo e as quinas da bandeira nacional.
Em termos cromáticos, Almada retratou as cores do nosso país; o sol, simbolizado pela mancha amarela, e o mar, representado pelo mancha azul.
O cartaz foi produzido na Empreza do Bolhão, no Porto, em litografia, no formato 99x70, e teve uma tiragem de 5.000 exemplares
Na sua colaboração com António Ferro, iniciada muitos anos antes, Almada produziu vários outros cartazes de enorme beleza e demonstrativos da sua arte e génio.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2009
António Ferro (1895-1956)
Jornalista, ficcionista, cronista, político, é uma figura incontornável para a compreensão das políticas culturais em Portugal. Foi editor da revista "Orpheu". Esteve ligado ao movimento modernista. A partir de 1919 assumiu em toda a plenitude a profissão de jornalista.
Em 1932 publica no Diário de Notícias as célebres 5 entrevistas a Salazar que, rendido ao seu talento, lhe confia no ano seguinte a criação do Secretariado da Propaganda Nacional. Tenta definir e impor um "política do espírito" que valorizava recuperar como fonte viva o folclore português, e, por outro, fez a pedagogia do moderno em arte.
A ele se deveu uma lufada de ar fresco que foi correndo durante o Estado Novo e que valorizou, sobretudo, nomes como Almada e Pessoa.
A ele se deve a criação da revista Panorama e a dinamização da oferta turística e a criação de uma rede Nacional de Pousadas, entre as quais a de S. Gonçalo de Amarante, no Marão.
Pousada de S. Gonçalo, Marão (Gravura, 1945)
Regime Jurídico das Federações Desportivas
"A Lei de Bases da Actividade Física e do Desporto, aprovada pela Lei n.º 5/2007, de 16 de Janeiro, veio estabelecer um conjunto de orientações para a atribuição do estatuto de utilidade pública desportiva às federações desportivas, as quais apontam para a necessidade de se proceder a uma extensa reforma relativamente à organização e funcionamento destas organizações, assente em novos princípios e valores, reflectindo acrescidas exigências éticas, para que aquelas possam responder, com eficácia, aos novos desafios com que estão confrontadas.
Ano Internacional da Astronomia arranca hoje em Paris
A iniciativa, patrocinada pela ONU, UNESCO e União Astronómica Internacional, é coordenada por um português, Pedro Russo, e marca os 400 anos das primeiras observações de Galileu através de um telescópio
Prémios Nobel e cientistas de renome mundial participam hoje na sede da UNESCO, em Paris, na cerimónia oficial de abertura do Ano Internacional de Astronomia (AIA 2009), onde estão presentes mais de 600 pessoas, incluindo 200 jovens estudantes provenientes de 100 países e representantes governamentais.
Depois da abertura oficial segue-se uma conferência que vai abordar os temas "Astronomia: História e Cultura", "De Galileu (400 anos) a Apollo (40 anos)" e "Astronomia moderna: descobertas das nossas origens", e uma conferência de imprensa com o famoso astrofísico Hubert Reeves, o Nobel da Física Bob Wilson e a presidente da União Astronómica Internacional, Catherine Cesarsky, entre outros.
O AIA é coordenado por um astrónomo português, Pedro Russo, e patrocinado pela ONU, UNESCO e União Astronómica Internacional, coincidindo com os 400 anos das primeiras observações do espaço celeste feitas por Galileu com um telescópio astronómico. O objectivo da iniciativa é promover a observação do céu e criar uma plataforma para informar o público sobre as descobertas mais recentes na Astronomia, assim como demonstrar o papel central que esta ciência pode desempenhar na educação científica.
Amanhã, sexta-feira, as cerimónias continuarão com a conferência e novos temas: "Estrelas: vida e morte", "Buracos negros e Espaço" e "Observação remota". Haverá ainda uma videoconferência ao vivo com os astrónomos do VLT (Very Large Telescope), um dos maiores telescópios do mundo, localizado no Deserto do Atacama (Paranal), no Chile, que pertence ao Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla inglesa).
Na videoconferência Hubert Reeves falará sobre 'A questão dos universos paralelos' e o astrónomo francês André Brack sobre 'A maior questão de todas: a procura de vida extraterrestre'.
Portugal é membro do ESO, o que permite aos nossos astrónomos usarem regularmente tempo de observação nos telescópios gigantes do Chile e participarem em projectos europeus.
No nosso país, a abertura oficial do AIA 2009 está marcada para 31 de Janeiro na Casa da Música, no Porto e inclui uma palestra da conhecida astrofísica Teresa Lago, professora da Universidade do Porto, um concerto da Orquestra Nacional do Porto - que vai interpretar obras sobre a temática da astronomia, como 'Os Planetas', de Gustav Holst - e uma sessão de observação astronómica.
Thierry Sabine morreu há 23 anos

'Um desafio para os que vão; um sonho para os que ficam' – Thierry Sabine