domingo, 27 de setembro de 2009

Cheia no Rio Tâmega, Amarante

Belíssima fotografia de uma cheia do Rio Tâmega, cerca dos anos 30/40.
Esta fotografia é de uma enorme riqueza por apresentar a antiga configuração do "Arquinho" com diversas casas que seriam demolidas (em frente ao Ferreira da Cunha), as pessoas a retirarem os seus haveres de barco e com a Pensão Princípe com o seu "lettering" antigo e pintura em cor ocre. Repare-se nas marcas da água nas paredes do "Príncipe".
Cliché de Joaquim Teixeira Pinto
Com a ajuda preciosa do amigo António Patrício, posso confirmar que se trata da cheia ocorrida em 16 de Janeiro de 1939.

Espaço aos mais novos

Desenho do Manel, 6 anos

sábado, 26 de setembro de 2009

Cheia no Rio Tâmega, Amarante

Belíssima fotografia de uma cheia no Rio Tâmega, 16 de Janeiro de 1939.
Cliché de Joaquim Teixeira Pinto

Cheia no Rio Tâmega, Amarante

Há muitos anos, há mais de vinte, fiz esta belíssima fotografia numa cheia do Rio Tâmega.
Em dia de reflexão, deixo-a aos amigos que passarem nas "Margens deste Rio" com uma dedicatória especial ao Rui Menezes Machado, a criança na foto.
Como o tempo passa!

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Eleições Legislativas

Daqui a poucos minutos irá terminar a campanha eleitoral para as eleições legislativas.
Foi uma campanha estranha, esquisita, face à situação em que o país se encontra e aos temas tratados.
Falou-se tanto de coisas laterais e menores que todos nos sentimos "asfixiados".
Aliás, a asfixia, seja ela democrática ou social, foi o principal tema tratado ao longo de semanas o que não augura nada de bom.
Face à forma como se desenrolou a campanha, esta é a decisão mais difícil de que me lembro.
E se parece haver certezas em muitos sectores, talvez a noite de domingo traga muitas surpresas. Ou nenhuma.
Amanhã é dia de reflexão. Um bom dia para todos os amigos das margens.
Nota final: Salvaram-se os Gato Fedorento.

Arquinho - Amarante

Há muitos anos que se falava no velho arquinho que daria o nome ao Largo do Arquinho, em Amarante, que mais tarde viria a ser a homenagem da sua terra natal a António Cândido.
São conhecidas fotografias com a antiga configuração do Largo Conselheiro António Cândido com diversas casas a ocuparem uma área na direcção da Rua de Olivença.
Tenho ideia de ter visto em tempos um desenho numa revista da segunda metade do século XIX com a reprsentação do tal arquinho que permitia a passagem sobre o rio que viria a ser "encanado".
Agora, com as obras de requalificação o arquinho reviu a luz do dia.
Com a amabilidade do amigo João Pedro Ferreira da Cunha apresentamos as primeiras fotos de importante achado histórico.



quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Homenagem a João Vieira

Uma das maiores individualidades da pintura portuguesa do Século XX, recentemente desaparecido.
João Vieira nasceu em Vidago em 1935, entrou em Belas Artes em Lisboa onde frequentou os dois primeiros anos. Em 1957 conheceu em Paris Vieira da Silva e Arpad Szènes com quem viria a trabalhar dois anos depois. Em 1962 regressou a Portugal onde estaria 2 anos. Voltaria a partir e a regressar. Este ano foi Prémio Amadeo de Sousa Cardoso.

Gouache sobre papel, 51x35

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Lavadeiras - 58 - Rio Tinto

O amigo Hélio Matias brinda-nos com este excelente postal de Lavadeiras - Rio Tinto - Trovas 3.

domingo, 20 de setembro de 2009

Costumes Alemtejanos

Este é, na minha modesta opinião, um dos mais belos postais portugueses. "Costumes Alemtejanos um Bailarico n'um arraial - Elvas", foi editado por Edições Costa, rua do Ouro, 295, Lisboa, sob o nº 1047. O presente exemplar circulou de Lisboa para Paris em 23 de Novembro de 1909.

Locomotiva na Linha do Vouga

Belo bilhete postal ilustrado da Locomotiva E 92 em Sernada do Vouga, 1972.
Edição J.T. Estarreja.

Auto-Circuitos da Revista Latina


Delicioso folheto promocional dos Auto-Circuitos da Revista Latina que nos anos 40/50 tinhas uma oferta de 9 percursos diferentes na região Norte.

sábado, 19 de setembro de 2009

Curiosidades da cartofilia

Acabo de receber este excelente postal da cidade do Porto "Rio Douro, carregamento de Vinho", adquirido em Nottingham, a Dália Barja, uma simpática coleccionadora a quem habitualmente adquiro postais. Este postal circulou em 5 de Maio de 1925, de Coimbra para Berlim.
Olhei demoradamente para o postal e achava que havia algo de estranho.
Só podia ser, a imagem estava invertida.
Utilizando as potencialidades do scaner, espelhei a imagem e... lá estava. A nova imagem fazia sentido. E, provavelmente, ninguém se apercebeu.
A cartofilia tem destas curiosidades...



Por terras de Trás-os-Montes

Fantástico bilhete postal ilustrado do comboio na paisagem de Trás-os-Montes.
Edição da APAC - Associação Portuguesa dos Amigos do Caminho de Ferro.
Trata-se duma Mallet da série E 201 a E 216 subindo do Pocinho para Moncorvo com um comboio de passageiros para Duas Igrejas, Miranda. Agosto de 1978.
Foto de Martins de Carvalho.
Exemplar não circulado.
Arrebatador!

Lavadeiras - 57 - Rio Mondego

Bilhete Postal "Coimbra - Lavadeiras no Mondego". Edição do Centro de Caridade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Porto. Exemplar não circulado.

Lavadeiras - 56 - Rio Corgo

Lavadeiras no Rio Corgo, Vila Real. Bilhete Postal edição da Ourivesaria Soares, cliché de M. Monteiro. Exemplar não circulado.

Camponesa alentejana

Excelente postal da colecção Portugal Turístico, nº 324/Pr - Alentejo - Á hora do almoço, camponesa aquecendo o comer. Exemplar não circulado.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Rio Tâmega junto às Termas de Canaveses


Cartaz 1000 Miglia 1997


Vinhos do Porto "Rainha Santa"



Cartaz publicitário de Vinho do Porto, Rodrigues Pinho, Vinhos "Rainha Santa".
Edição 19 de Abril, 11, colecção Publicidade e ilustração. Portugal século XX.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Beleza automóvel - Salão do Automóvel Antigo e Clássico do Vale do Sousa

Os salões e encontros de automóveis antigos permitem ver ou rever velhas máquinas, construídas e mantidas com enorme carinho pelos seus proprietários. É também o momento para fazer fotografias de pequenos pormenores, notáveis muitos deles, que nos enchem de espanto pelo engenho e arte d'outros tempos com meios bem mais escassos.
No VI Salão do Vale do Sousa fiz algumas fotos que partilho aqui nas margens.












quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Tricanas da Figueira da Foz

Este é, na minha modesta opinião, um dos melhores exemplares da cartofilia portuguesa e da cartofilia figueirense.
Um obrigado ao amigo João Cerqueira, do "Espaço do Coleccionador", Algueirão.

Rio Tâmega

Fotografia Anabela Magalhães

Com a devida vénia, publicamos fotografia do estado lastimável do Rio Tâmega (in http://www.anabelapmatias.blogspot.com/), estado esse que se repete ano após ano sem que se perspective uma solução. A responsabilidade é de todos e não adiante assobiar para o ar ou retocar a imagem em qualquer photoshop. O nosso rio. O rio que há dias lembravamos com saudade. Afinal, as margens do rio estão doentes. Mas não é de agora. Teremos salvação?

Porto d'outros tempos

Excelente postal da cidade do Porto de outros tempos, junto à Ribeira, com os barcos imponentes que subiam a barra e quando os Paços do Concelho eram ali em cima, junto à Sé e Pelourinho. Edição sépia de P.C.

sábado, 12 de setembro de 2009

Sem comentários

In Portugaldiario.pt

«Sou o melhor primeiro-ministro da História de Itália»
Sílvio Berlusconi admite processar a prostituta que o envolveu num escândalo sexual
Redacção / CR

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, afirmou esta quinta-feira, em resposta às críticas da oposição, que acredita ser o melhor líder da História de Itália, acrescentando que nunca pensou em renunciar ao cargo, apesar dos escândalos na sua vida pessoal, noticia a «Reuters».
«Sinceramente acredito que sou de longe o melhor primeiro-ministro que a Itália teve na sua história de 150 anos (desde a unificação em 1861)», afirmou Berlusconi na Sardenha, numa conferência de imprensa, ao lado do primeiro-ministro espanhol José Luis Rodríguez Zapatero.
O magnate dos media, de 72 anos, também atacou o jornal espanhol «El País» pelas notícias sobre o escândalo sexual, negando que alguma vez tivesse pago para manter relações sexuais e admitindo que a prostituta que gravou um encontro íntimo com o PM poderia ser condenada numa pena até 18 anos de prisão.
Pela primeira vez, Berlusconi ameaçou processar a prostituta Patrizia DAddario que, segundo o governante, praticou quatro crimes, arriscando no total até 18 anos de prisão.
Em resposta a um jornalista do «El País», Berlusconi classificou como «caluniosas» as reportagens sobre os supostos benefícios concedidos a uma rede de prostituição e garantiu ser «vítima» de Patrizia.
Berlusconi, cuja mulher pediu o divórcio, admite ter dormido com DAddario, mas garante não lhe ter pago, nem sequer saber que aquela era prostituta.
«Nunca na minha vida, nem mesmo uma vez, eu tive de pagar por um encontro sexual», afirmou. «E digo-te porquê: para alguém que ama conquistar, a maior alegria é a conquista. Ora, eu pergunto, se eu pagar, que alegria pode haver?».

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Cartaz 1000 Miglia 1996


Cartaz 1000 Miglia 1995


Vinhos do Porto "Rainha Santa"

O marketing das empresas de Vinho do Porto andaram sempre muito à frente do seu tempo. São preciosas todas as peças desenvolvidas pela Ramos Pinto, e as ligações à sensualidade da mulher. Outros lhe seguiram os passos. É o caso de Rodrigues Pinho, Vinhos "Rainha Santa", como se pode ver por este cartaz.
Edição 19 de Abril, 12, colecção Publicidade e ilustração. Portugal século XX.

Produtos "Coração"

Quem não se lembra destas embalagens de limpa metais "Coração". Por alturas das limpezas da Páscoa os limpas metais Coração enchiam as nossas casas para limpar pratas e candeeiros. Foi bom encontrar este postal. Edição 19 de Abril, colecção Publicidade e Ilustração. Portugal século XX.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Lavadeiras - 55 - Trovas (6)

O amigo Hélio Matias cede-nos este excelente postal das lavadeiras - trovas (6), de A. Quaresma. "... Quem chora espalha tristezas!/quem canta solta alegrias" - Ribeiro de Carvalho.

domingo, 6 de setembro de 2009

Armindo Araújo - Campeão do Mundo de Ralis Produção

Numa altura em que já poucos acreditavam ser possível sair da Austrália com o título, uma daquelas reviravoltas em que os ralis são férteis permitiu a Armindo Araújo e Miguel Ramalho alcançarem o seu objectivo: O Título de Campeão do Mundo de Produção.
O título deverá ser confirmado caso o apelo que o piloto do Qatar, Nasser Al-Attiyah, interpôs à sua desclassificação no Rali da Grécia não tenha vencimento junto do Tribunal de Apelação da FIA.
Este será o segundo título de um piloto português depois de Rui Madeira ter conquistado a Taça FIA de Grupo N, em 1995, o Campeonato que antecedeu o actual PWRC.
Antes, em 1992 e 1993, António Coutinho lutou pela Taça do Mundo tendo neste último ano sido desclassificado, "estranhamente", no Rali da Catalunha quando poderia ter-se sagrado vencedor por causa de 1 mm a menos na barra estabilizadora.

Na classificação geral Sebastien Loeb, em Citroen, foi o vencedor mas seria penalizado com um 1 minuto após as verificações finais baixando à segunda posição, atrás de Miko Hirvonen, em Ford.

Parabéns Armindo e Miguel. Estamos orgulhosos de vocês. "Merecem um copo".

sábado, 5 de setembro de 2009

Lavadeiras - 54 - Ponte de Lima

Postal das lavadeiras de Ponte de Lima, cerca dos anos 70. Edição Portugal Turístico. Exemplar não circulado.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

EVA


Simples, está junto à rosácea
na grandiosa ascensão da catedral,
com a maçã na pose da maçã,
inocente-culpada agora e sempre


do crescer constante que pariu,
desde que saiu, cheia de amor, da roda
de eternidades, pra vencer a vida
pela terra, como jovem primavera.


Ai, como ela gostaria de ficar
mais algum tempo ali, a ver
a concórdia e discrição dos bichos!


Mas, quando achou o homem resoluto,
foi com ele, à procura da morte,
mal tendo ainda conhecido Deus.

Rainer Maria Rilke
Poemas As Elegias de Duino e Sonetos a Orfeu

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Dá-me sonhos


Morde-me com o querer-me que tens nos olhos
Despe-te em sonho ante o sonhares-me vendo-te,
Dá-te vária, dá sonhos de ti própria aos molhos
Ao teu pensar-me querendo-te...

Fernando Pessoa, citado na Revista Egoísta, de Março de 2009.