quarta-feira, 31 de março de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
domingo, 28 de março de 2010
Marketing - Azeite Gallo
Os azeites Gallo são (também) famosos pela qualidade dos seus anúncios publicitários que associam a qualidade do produto à tradição genuinamente portuguesa. É o caso deste. Para ver e rever e, nalguns casos, para relembrar momentos da nossa infância.
sexta-feira, 26 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
Fotografias a preto e branco

Futebol a arder
Nº Processo 34 09/10
Recorrente: Vanderson Valter de Almeida [Vandinho]; Uedson Ney dos Santos [Ney]; José Márcio da Costa [Mossóro]
Recorrida: Comissão Disciplinar da LPFP
Decisão: Negado Provimento
Nº Processo 35 09/10
Recorrente: Futebol Clube do Porto – Futebol SAD
Recorrida: Comissão Disciplinar da LPFP
Decisão: Negado Provimento
Nº Processo 36 09/10
Recorrente: Givanildo Vieira de Sousa [Hulk]; Cristian Ionut Sapunaru [Sapunaru]
Recorrida: Comissão Disciplinar da LPFP
Decisão: Convolada a condenação*
* As penas aplicadas pela Comissão Disciplinar da LPFP aos jogadores Hulk e Sapunaru foram alteradas para:
Hulk – 3 jogos de suspensão e multa de 2.500 euros
Sapunaru – 4 jogos de suspensão e multa de 4.500 euros
terça-feira, 23 de março de 2010
Escola homenageia Maria Eulália Macedo


domingo, 21 de março de 2010
Ayrton Senna (21.3.1960-21.3.2010)

sábado, 20 de março de 2010
Teixeira de Pascoaes - Folheto Dois Jornalistas



Minho - Alminhas

mais uma gentiliza do Sr Arlindo Pereira.
sexta-feira, 19 de março de 2010
Nazaré - Três gerações
quinta-feira, 18 de março de 2010
Lisboa, 16 mar (Lusa) - O Governo vai suspender o estatuto de utilidade pública à Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por a estrutura não ter ainda adequado os estatutos ao Regime Jurídico das Federações Desportivas (RJFD).
No final de reunião de mais de cinco horas do Conselho Nacional de Desporto (CND), o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Laurentino Dias, anunciou que vai redigir despacho de suspensão “nos próximos dois ou três dias” do estatuto da FPF e também da federação de vela.
"Em dezembro, dissemos no CND que íamos esperar até 28 fevereiro para que as federações aprovassem os estatutos. No dia 01 de março, convocámos este conselho para hoje. Não tendo o futebol nem a vela aprovado os estatutos, dissemos que iríamos acionar o que a lei prevê em termos de utilidade pública desportiva e suspender nos termos que diremos num despacho", disse Laurentino Dias, à saída do encontro do CND, no Centro Cultural de Belém.
O governante negou que vá ser retirado o estatuto de utilidade pública, sublinhando que irá "ser suspenso nos termos da lei e naqueles que vierem a ser fixados no despacho, conforme compromisso assumido no CND".
Laurentino Dias rejeitou ainda que a suspensão do estatuto de utilidade pública na FPF afete as seleções nacionais, acentuando que tal cenário "está fora de causa".
"Em dezembro, disse que esperava que até ao fim de fevereiro os estatutos ficassem aprovados e disse que, caso não fossem, não podia pagar o justo pelo pagador. Não podem sofrer consequências outras áreas de actividade que não têm nenhuma responsabilidade por as federações não estarem adequados à lei", realçou.
O secretário de Estado da Juventude e do Desporto garantiu também que não existe qualquer "reflexo nas competições nacionais" e limitou-se a dizer que "o que vai ser afetado é, naturalmente, aquilo que deu causa ao facto de hoje a FPF ainda não ter estatutos", referindo-se às associações distritais e regionais, que inviabilizaram o novo modelo de estatutos na Assembleia Geral de 18 de julho de 2009.
Em conformidade com o novo RJFD, a suspensão do estatuto de utilidade pública determina a interrupção de apoios decorrentes de contratos-programa celebrados e a impossibilidade de rubricar novos projetos, além de as federações usufruírem de benefícios fiscais.
JOP.
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
quarta-feira, 17 de março de 2010
Amadeo de Souza Cardoso - Pintura (Vida dos Instrumentos)

Amadeo de Souza Cardoso - Pintura
Mourinho - O sonho europeu continua
José Mourinho está nesta quarta-feira em todas as primeiras páginas dos jornais italianos e ingleses. De «MeMourabile» a «Special Won», os títulos da vitória do Inter sobre o Chelsea centram-se no português, que estendeu a sua lenda em Stamford Bridge, e talvez também... no Inter.
É essa a ideia do jornal «Guardian», que resume assim o aparente paradoxo: «José Mourinho saiu discretamente no fim, tal como tinha prometido, sem celebrar à frente dos adeptos que já o idolatraram, e indubitavelmente adorariam voltar a fazê-lo. Ao afastar o seu antigo clube da Liga dos Campeões, ele tinha conseguido a única proeza capaz de reforçar a sua lenda na Londres oeste. E agora talvez comecem a gostar dele também na metade azul e preta de Milão.»
In La Gazzetta dello Sport on line
Moratti pazzo per Mou
"Josè è il migliore"
Il tecnico esalta la gara dell'Inter: "E' una qualificazione meritata; questa vittoria è la conferma che questa è la mia casa perché qui vinco sempre giocando con o contro il Chelsea"
terça-feira, 16 de março de 2010
Folheto
domingo, 14 de março de 2010
Coisas de políticos
PSD: autarca das Caldas arrancou gargalhadas no congresso
«Ganhar ao Vital Moreira até eu ganhava», disse
Já passava da meia noite quando o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Fernando Costa, subiu ao palanque do congresso do PSD e, num discurso que animou os presentes, deixou recados à direcção, aos ex-líderes e aos candidatos.
Fernando Costa afirmou que, apesar de Manuela Ferreira Leite ser uma «mulher séria, competente e uma grande economista», nunca concordou com o facto de ela ser presidente do partido.
«Para ser primeiro-ministro não basta ser sério e competente, também é preciso ganhar as eleições, é preciso falar com as populações», sustentou.
O autarca das Caldas da Rainha afirmou que há dois anos, apesar de «mal conhecer» Passos Coelho, o apoiou, mantendo a mesma opção para as directas de 26 de Março.
«Eu apoio-te mas não sou o teu yes man», avisou Fernando Costa, lamentando e dizendo-se ofendido com as afirmações de Pacheco Pereira que acusou quem apoia Passos Coelho de ser «o pior que há no PSD».
O presidente de câmara recordou a plateia de que quando apoiou Santana Lopes este perdeu, tendo acontecido o mesmo quando optou por Marques Mendes, o que gerou a gargalhada geral no pavilhão de Mafra.
«Ganhar ao Vital Moreira até eu ganhava», ironizou Fernando Costa, considerando que a direcção devia ter vergonha de ter escorraçado Passos Coelho após as eleições europeias, uma vez que ao ter feito isso também escorraçou «33 por cento dos militantes do partido».
Para o autarca «foi nessa noite que o partido perdeu porque achava que ganhar as europeias chegava», defendendo que «não basta ganhar dentro do partido, ter o aparelho, ter os notáveis, é preciso ter os militantes».
«Pedro Passos Coelho, se ganhares chama o Aguiar para a direcção do grupo parlamentar, chama o Rangel para o Parlamento Europeu», pediu.
No discurso ainda houve tempo para mais uma gargalhada do congresso quando Fernando Costa, após ter dito que «foi o Rui Machete que o ensinou a falar assim», rematou dizendo que «se não fosse mentiroso, também não era presidente da câmara».
Coisas de políticos
sábado, 13 de março de 2010
terça-feira, 9 de março de 2010
Douro

domingo, 7 de março de 2010
Caldeiras das Furnas - S. Miguel - Açores

sábado, 6 de março de 2010
Curiosidades

Apresento, à esquerda, este belíssimo bilhete postal ilustrado "Costumes do Douro. Paredes. Criado de Lavoura", edição da Papelaria Central, Vianna do Castello, cerca de 1910. Hoje encontrei este postal da direita. Alguém, com imaginação e jeito, recortou uma figura e colou-a cuidadosamente por cima do rosto do criado de lavoura. Curioso que, apesar deste exercício, este BPI não circulou. Acontece que estou familiarizado com o rosto (figura da Monarquia ou República) mas não estou a identificá-lo. Alguém se lembra?
Mestre Domingos Alvão

Excelente bilhete postal ilustrado "Nº 908 - Acacia - VIANNA DO CASTELLO". Editado por Foto Alvão, R. Santa Catarina, 120, Porto, cerca de 1920. Exemplar não circulado.
sexta-feira, 5 de março de 2010
5 Março de 1990/5 de Março de 2010

E já passaram vinte anos.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Filexgaya 2010
O importante certame conta com os apoios dos CTT Correios de Portugal e da Federação Portuguesa de Filatelia, Município de V.N.Gaia, GaiaNima, Casa da Cultura V.N. Gaia, Auditório Municipal de V.N. Gaia, Junta Freguesia de Mafamude, Associação Colectividades de V.N. Gaia, Paragaia.
A Exposição foi inaugurada pelo Dr. Manuel Filipe, director do Auditório Municipal de Vila Nova de Gaia e Fernando Peixoto Correia, presidente do Clube de Coleccionadores de Gaia.
A Exposição estará patente até ao dia 14 de Março do corrente ano.
No próximo dia 6 de Março (Sábado), será editado um SELO personalizado, um Postal, uma brochura, que reproduzem uma aguarela "Gaia de Sempre" de Abílio Guimarães, e os CTT estarão presentes com um Carimbo comemorativo da Filexgaya 2010.
quarta-feira, 3 de março de 2010
Revista de Imprensa

Passos Coelho é o eterno jovem, o hippie dos anos 60 em busca da felicidade na terra. Aguiar-Branco é o pai de família, que defende as tradições e conserva a memória. Paulo Rangel é o estrangeirado que irrompe pela casa cheio de ideias revolucionárias e pronto a amantizar-se com a criada... ou o mordomo.
terça-feira, 2 de março de 2010
Porto - Egreja do Carmo

segunda-feira, 1 de março de 2010
Revista de Imprensa
Norte-americanos criam cubo que promete revolucionar o fornecimento de energia
A Bloom Energy foi apresentada há pouco tempo nos Estados Unidos, depois de oito anos de investigação em segredo. O projecto exigiu um investimento de cerca de 400 milhões de dólares e garante que o fornecimento de energia para uma casa europeia tem a forma de cubo e cabe numa mão.
K.R. Sridar, dono da empresa, assegura que é possível que cada casa particular passe a ter uma mini-central eléctrica, o que representa uma autêntica revolução no mundo da energia.
Numa entrevista exclusiva à estação CBS, Sridar explicou que estas pilhas de combustível são feitas de areia da praia, que é cozida até formar um pequeno quadrado cerâmico extremamente fino e pequeno. Duas substâncias que Sridar não quis revelar revestem por fim o aparelho.
O resultado final faz lembrar as antigas disquetes e quantas mais placas destas se empilharem, maior é a produção de electricidade. Sessenta chegam para um restaurante.
A juntar a estas pilhas, há o combustível. Até agora usava-se hidrogénio, mas a grande novidade da Bloom Energy é que até o gás ou painéis solares podem ser usados.
Antes de chegar às casas e às lojas, a transformação começa pelas grandes empresas. A Google foi a primeira a querer experimentar. Outros clientes da Bloom Energy são a coca-cola, a Walmart, a maior cadeia de supermercados nos Estados Unidos e o Ebay. Este último, como admite o administrador da empresa, nos relvados da sede já tem cinco servidores de energia. No telhado estão painéis solares, mas a energia produzida pela Bloom «chega e sobra».
Sridar acredita que dentro de dez anos, estas pilhas a combustível chegam às casas americanas.
A Bloom Energy espera vendê-las a 300 mil dólares e os aparelhos duram uma vida inteira.