domingo, 25 de julho de 2010

sábado, 24 de julho de 2010

A República na Cartofilia

O Clube de Coleccionadores de Gaia, leva a efeito de 6 a 27 de Agosto do corrente ano, nas instalações da Casa da Cultura/Casa Barbot, na cidade de Vila Nova de Gaia, duas mostras de Postais Ilustrados (antigos) "A REPÚBLICA NA CARTOFILIA"com a participação de coleccionadores convidados e "CARTOGAYA 2010" postais ilustrados do período do início do século passado até meio do mesmo.
Esta iniciativa, conta com a colaboração do Município de V.N. de Gaia, Pelouro da Cultura, GaiaNima E.E.M., e Casa da Cultura/Casa Barbot.
A Exposição estará patente ao Público no seguinte horário: 2ª a 6ª das 9h00 às 20h00, (Sábados e Domingos encerrado).
Lá estarei com os meus postais da República

terça-feira, 20 de julho de 2010

Portugal visto por Agnes Varda

Ninguém fica indiferente a uma fotografia de grande qualidade. É este o caso!
"Portugal visto por Agnes Varda", "Sofia Loren em Portugal", Póvoa de Varzim, 1956.
Bilhete postal ilustrado, Edições 19 de Abril, 1997, Lisboa. Exemplar não circulado.

Lembram-se dela?

Durante anos a fio transportou as gentes do Vale do Tâmega e das Terras de Basto na saudosa e centenária Linha do Valle do Tâmega.
Agora "repousa" (merecidamente) no Museu das Terras de Basto, no Arco de Baúlhe. Vemo-nos um dia destes!
Bilhete postal ilustrado "Vamos andar de comboio" - Automotora e locomotiva. Edição: Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto, Fotografia Universal, s/data. Exemplar não circulado.

"Sapataria Operária"

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Porto de Leixões 1900

Notável bilhete postal ilustrado, colorido, "Portugal - No Porto de Leixões - 26", edição Estrela Vermelha (Carlos Pereira Cardoso), s/data (cerca de 1905). Exemplar não circulado.

Coimbra 1900

Excelente bilhete postal ilustrado "Coimbra - Sahida do Mercado", edição do Bazar de Paris, Rua Visconde da Luz, Coimbra, s/data (cerca de 1905). Exemplar não circulado.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Finalmente, uma boa notícia!

BP anuncia que estancou a fuga de crude no Golfo do México

domingo, 11 de julho de 2010

Mundial de Futebol: Uff, ganhou a Espanha

Acabou o Mundial de Futebol e provou-se que 11 contra 11 e... (desta vez) ganhou a Espanha.
O árbitro inglês Howard Webb que muitos consideram o melhor do Mundo foi decisivo na vitória espanhola comprovando o percurso espanhol ao colo neste Mundial.
Na dúvida favoreceu a Espanha, não expulsou Iniesta numa agressão em que assinalou livre mas não expulsou o nº 6, no lance do golo não assinalou fora de jogo e na comemoração não mostrou o 2º amarelo a Iniesta por tirar a camisola.
Acabo de ouvir que o Presidente da Federação Espanhola é o presidente do Comité de Arbitragem. Uhm, Faz sentido!
Parabéns a Carlos Queirós e à Selecção Portuguesa.

PS: Depois disto, a Telefónica pode ficar com a Vivo

terça-feira, 6 de julho de 2010

"Mataram o Sidónio" - Francisco Moita Flores

Francisco Moita Flores acaba de publicar o livro "Mataram o Sidónio", "um romance que vem da História" e que anda em volta do assassinato do Presidente da República Sidónio Pais, em 14 de dezembro de 1918. Trata-se de uma ficção construída em torno do mito do Homem providencial que terá suspirado as suas últimas palavras "Morro, mas morro bem. Salvem a Pátria" e do relato da sua autópsia elaborada por Asdrúbal d'Aguiar.
Na época a medicina legal estava a dar os primeiros passos e percebe-se ao longo de 295 páginas as forças em jogo. Um romance intenso de uma época intensa, muito ao jeito do romance histórico de Manuel Cardoso, "Um tiro na bruma".
Recorde-se que, como já aqui falamos por diversas vezes, Sidónio Pais está ligado a Amarante pelo casamento com Maria dos Prazeres Martins Bessa, em 1895, na Igreja de S. Gonçalo. Maria dos Prazeres era filha de Vitorino Bessa e sobrinha de Miguel Pinto Martins.

sábado, 3 de julho de 2010

Bons belos tempos

Excelente bilhete postal ilustrado francês (mas poderia ser português) dos primeiros anos do século XX. Edição R. Guilleminet, Paris. Exemplar não circulado.

Ainda o Espanha-Portugal

in Record in line

Maradona: «Arbitragem horrível»
TÉCNICO ARGENTINO COMENTA ESPANHA-PORTUGAL

O selecionador argentino Diego Maradona defendeu esta quarta-feira que Espanha eliminou Portugal, nos oitavos-de-final do Mundial'2010, graças ao árbitro argentino Hector Baldassi, comparando um dos auxiliares ao cantor invisual italiano Andrea Bocelli.
"Baldassi não deixou Portugal chegar à área da Espanha porque cada bola dividida era para Espanha. Sou amigo de Baldassi, mas pareceu-me uma arbitragem horrível", afirmou Maradona, cuja equipa defronta sábado a Alemanha, nos quartos-de-final da prova.
Para o técnico argentino, a expulsão do português Ricardo Costa, nos minutos finais da partida, foi injusta, além de o golo de David Villa ter sido obtido em fora de jogo.
"Dizem que o golo de Tevez foi fora de jogo, mas o de Villa foi um fora de jogo tão grande como este Mundial. O árbitro esteve mal, mas o juiz de linha era o Andrea Bocelli", afirmou o Pibe d'Oro, referindo-se ao tento inaugural da vitória argentina sobre o México (3-1), nos oitavos-de-final.
Maradona referiu ainda que o árbitro do jogo entre a equipa das quinas e a seleção roja não assinalou "dois ou três agarrões a jogadores portugueses" e que, "como tudo isso se vai acumulando, a Espanha agarrou na bola e fez muitos estragos".