terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Revolta do 3 de Fevereiro de 1927

Ficou conhecida como a revolta militar do "reviralho". Foi liderada pelo general Adalberto Gastão de Sousa Dias, tendo como chefe do estado-maior o coronel Fernando Freiria, apoiado por um comité revolucionário, com Jaime Cortesão, Raúl Proença, Jaime Alberto de Castro Morais, João Maria Ferreira Sarmento Pimentel e João Pereira de Carvalho, aparecendo até na conspiração José Domingues dos Santos.
O movimento começou no Porto, a 3 de Fevereiro, mas haveria de fracassar, sobretudo devido a problemas de comunicação com os revoltosos de Lisboa e de Lagos que avançaram em dias diferentes, 5 e 7, respectivamente.
Neste movimento participaram os militares de artilharia aquartelados em Amarante, muitos deles sujeitos ao exílio nos Açores e, posteriormente, em Angola.
Este foi a primeira tentativa de golpe militar após o 28 de Maio.
Esta acabaria por ser, também, a razão da transferência e extinção do quartel militar em Amarante, em 1931.
Acabo de receber estes documentos de uma revista francesa, que não pude identificar, com 4 fotografias do 3 de Fevereiro de 1927, no Porto e em Lisboa, e que não podia deixar de partilhar. Valem, sobretudo, pela ambiência dos golpes desta época.


Sem comentários: