O coleccionismo de postais é uma actividade que motiva milhares de pessoas que juntam, agrupam, organizam e estudam os diversos tipos de postais, optando, na maioria das vezes, por especializações adequadas ao seu gosto próprio.
São normais as colecções de terras, de costumes, da Monarquia, da I República, políticos, militares, ambientais, de comboios, aviões e de carros, de rios, lavadeiras, profissões, de mulheres ou de celebridades, eróticos, entre muitas outras.
O coleccionismo de postais é comummente designado por Cartofilia e integra várias áreas; bilhetes postais inteiros, bilhetes postais ilustrados e bilhetes postais máximos.
O nascimento do bilhete postal
O bilhete postal foi uma ideia de Emmanuel Hermann, professor de economia política, que em 29 de Janeiro de 1869 propôs a sua adopção sob o título "Uma nova forma de correspondência pelo Correio", apostando no baixo custo aliado á simplicidade obtidos com a supressão do envelope e do porte, menos de metade da tarifa postal aplicável.
Os Correios da Áustria mostraram-se sensíveis à ideia e oito meses depois, em 1 de Outubro de 1869, surgia o primeiro bilhete postal, o "Correspondenz-Karte". Tratava-se de um cartão fino de cor castanha-clara. No canto superior estava estampado um selo de dois kreutzer e tinha um espaço para o endereço que devia ser escrito na frente. Uma cercadura corria a toda a volta das extremidades sendo a mensagem escrita no verso.
Rapidamente esta inovação se estendeu a todos os outros países. Em 1870 chegou à Grã-Bretanha, Estados Unidos, Suiça e Finlândia. No ano seguinte chega à Bélgica, Dinamarca, Rússia, Suécia e Chile. Em 1874 já é utilizado em Itália e no Luxemburgo. A partir de 1878 aparece em França, Portugal e na Turquia.
A seguir, naturalmente, surgiriam os bilhetes postais ilustrados em que se adicionava uma imagem aos simples e elementares bilhetes postais.
Portugal e o bilhete postal
Portugal não ficou afastado desta página do desenvolvimento nas comunicações e aderiu ao movimento do bilhete postal e, logo a seguir, ao bilhete postal ilustrado.
O primeiro bilhete postal oficial dos Correios de Portugal, não ilustrado, data de 1878.
Os primeiros bilhetes postais comemorativos que se conhecem foram emitidos em Zurique em 1893.
Em Portugal, o primeiro postal ilustrado foi editado pelos Correios em 1894 e corresponde à edição Comemorativa do V Centenário do Nascimento do Infante D. Henrique (1394-1894), com gravação do artista Francisco Pastor.
Sem comentários:
Enviar um comentário