quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

33 anos de Concorde

Há 33 anos, em 21 de janeiro de 1976, o avião Concorde iniciou a operação nas rotas comerciais, numa ligação entre Paris e o Rio de Janeiro, com escala em Dakar.
Recordo-me do fascínio que esta aeronave revolucionária, operada pela Air France e pela British Airways, provocou na época.
Capaz de voar a uma velocidade de cruzeiro de Mach 2,04 (entre 2.346 Km/h e 2.652 Km/h), e a uma altitude de 58.070 pés, cerca de 17.700 metros, manteve-se em actividade até 2003 e sem acidentes durante 23 anos.
Para fascínio de muitos que podiam dar-se ao luxo de sair à noite de Londres e chegar na tarde do mesmo dia aos EUA.
Um verdadeiro Rei do espaço cuja beleza é eterna.
Dados técnicos (Fonte Wikipedia)

Dimensões
Comprimento: 61,65 m
Envergadura: 25,6 m
Altura: 12,2 m
Lugares: 110 poltronas
Pesos
Peso Básico Operacional: 78.700 kg
Peso Máximo Zero Combustível: 92.080 kg
Capacidade de carga paga (payload): 13.380 kg
Peso Máximo de Decolagem: 185.000 kg
Peso Máximo de Pouso: 111.130 kg
Performance
Velocidade Máxima de Operação: Mach 2.04
Velocidade Normal de Cruzeiro: Mach 2.00
Altitude Máxima de Operação: 60.000 pés
Alcance oficial: 3.700 NM ou 6.852 km (O recorde da aeronave é de 3.965 NM no voo Washington – Nice em 11 de setembro de 1984)

Motor
Modelo do Motor: Olympus 593 Mrk610
Fabricante do Motor: Rolls-Royce / SNECMA
Potência Máxima produzida por Motor na decolagem (pós-combustores acionados): 38.050 Lbs (170 KN)
Capacidade de Combustível: 119.500 Litros / 95.680 kg
Consumo de Combustível (1 motor em Idle, no solo): 1.100 kg/hora ou 2.400 libras/hora aprox 1.300 litros/hora
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima "seca", no solo): 17.500 kg/hora ou 23.150 lbs/hora, aprox 39.900 litros/hora.
Consumo de Combustível (1 motor em potência máxima + pós-combustor, no solo/decolagem): 38.500 kg/hora ou 49.604 lbs/hora aprox.59.750 litros/hora

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