quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Pioneiros da Aviação Portuguesa

No ano de 1909 foi fundada em Portugal a primeira instituição dedicada à Aviação, o aero clube de Portugal, que teve um papel decisivo na divulgação da aeronáutica.
Seria o Aero Clube de Portugal a trazer ao nosso país o piloto francês Mamet que fez as primeiras demonstrações com um avião em território português.
Foi ainda do Aero Clube de Portugal que saíu em 1914 a comissão que formou a Aviação Militar. Óscar Blank torna-se 1º Português a voar, em Paris.
Ainda nesse ano, decisivo para a Aviação Portuguesa, mais precisamente em Outubro, surgiu em Lisboa o francês Armand Zipfel, com intenção de ensaiar voos no nosso país.
No dia 27 de Outubro, Zipfel compareceu no hipódromo de Belém, a nossa primeira pista oficial de aviação, e com um Voisin tentou descolar, mas teve de se contentar com um salto de 200 m, a 8 m de altura.
A 14 de Novembro de 1909, perto de Lisboa, Artur de Morais, Raul Caldeira, Alberto Cortez, Gabriel Cisneiros e Ezequiel Garcia, fizeram os primeiros voos em planador no país.
Seria o dia 27 de Abril de 1910 aquele em que pela primeira vez se voou num avião em Portugal, por intermédio de Julien Mamet, pilotando um Blériot XI.
Descolou do Hipódromo de Belém, descreveu um largo círculo a 50 m de altura, sobrevoou a Casa Pia, bordejou o Tejo e regressou novamente ao Hipódromo. Estava consumada a façanha.
Os portugueses sentiram-se estimulados pelo feito e em 1912, depois da aprendizagem em França, Alberto Sanches de Castro, membro do aero clube, era o primeiro português a voar em território nacional, a 27 de Setembro de 1912, no Mouchão da Póvoa de Santa Iria, perto de Lisboa, a bordo de um Voisin Antoinette de 40cv.
Uma palavra ainda para D. Luís de Noronha, sócio do aero clube e um dos grandes incentivadores da aviação nacional civil e militar, ideando a constituição de escolas de aeronáutica e que foi o primeiro Português formalmente brevetado.
A Aviação Militar foi oficialmente constituída em Portugal no ano de 1914, nos ramos Exército e Marinha com a criação da Escola de Aviação Militar e Aviação Naval, culminando um processo que se vinha desenvolvendo desde 1912, com António José de Almeida.

In Museu do Ar

Sem comentários: