Todos os anos, a 10 de Janeiro, comemora-se em Amarante a Festa em honra de S. Gonçalo, associada ao culto da fertilidade, coincidindo com o aniversário da sua morte, em 1259. Este ano, com a particularidade de passarem 750 anos sobre essa data.
Trata-se de uma festa que vem perdendo relevância regional não contando já com as autênticas romarias de homens e mulheres, sobretudo de concelhos limítrofes, que aqui vinham pedir ao Santo que protegesse as colheitas, os livrasse das doenças e, nalguns casos, lhes arranjasse noivo.
S. Gonçalo é conhecido por ser o "Santo casamenteiro das velhas" sendo tradição as "encalhadas" irem puxar a corda a uma imagem que se encontra na sacristia para o Santo lhes conceder a graça.
Associado a esta, outra tradição de origem pagã, igualmente popular, está na comercialização de doces de forma fálica, conhecidos por doces de S. Gonçalo, "de todos os gostos e medidas", ou seja, como melhor aprouver ao atrevimento ou contenção dos romeiros.
E porque a tradição ainda é o que era, manhãzinha lá fomos em busca dos "famosos de 40" e, naturalmente, das cavacas e do doce da Teixeira.
Deixamos registo fotográfico para os menos crentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário